
Atenção, Atenção!!!! Moradores de Belém e região!!!

Como vimos em um post anterior, a Dança é um dos conteudos da Educação Física, apesar de já encontrarmos cursos de nível superior específicos para a mesma.
A dança talvez seja a mais legítima representante dos movimentos corporais executados de forma rítmica. Através dela, o corpo assume uma movimentação única e embalada pelas cadências rítmicas produz movimentos de forma harmônica e graciosa. Porém, esta é uma forma de apresentar uma cultura corporal, afinal cada executante da dança o faz de forma espontânea e por ter alguma vivência na mesma.
Para que seja confirmada a verdadeira expressão corporal através da dança é preciso que haja o componente pessoal. Quando vemos um grupo mostrando coreografias idênticas aos nossos olhos, muitas vezes não percebemos, mas cada integrante a executa de forma diferenciada. Isto se deve justamente ao fator pessoal. O dançarino deve colocar na dança toda sua cultura, sua história e suas experiências, afim de que, através de seus movimentos, consiga transmitir uma mensagem.
Neste contexto, surge o papel das emoções. Uma música agitada, certamente não produz uma dança lenta, ou vice-versa. Da mesma forma, uma pessoa que está triste não se sente motivada a dançar uma ritmo rápido. Namorar se mostra mais interessante ao som de músicas românticas, entre outras situações. Isto se deve às emoções provocadas pelo ritmo. Desta forma, dançar pode expressar os sentimentos que uma pessoa está sentindo, reafirmando-a como instrumento de expressão corporal.
DE QUE FORMA ISTO PODE VIR NO ENEM?
Uma questão pode ser enunciada visando identificar as características da dança ou identificar elementos que façam parte da mesma.
Ex: O estado do Pará é o segundo maior estado da Federação brasileira. Sua flora e fauna são riquíssimas, bem como a cultura que parece passear pelas ruas das suas cidades. Uma das formas mais marcantes desta expressão cultural são as danças, como o Carimbó e o Siriá, atividades rítmicas que foram inspiradas nas atividades festivas desenvolvidas por escravos durante o grande período de colonização da região. Desta forma, sobre as danças culturais paraenses podemos afirmar:
a) Que são atividades que foram desenvolvidas de forma tradicional, abordando aspectos naturais tão ricos mas não tão valorizados do estado.
b) Que são produtos de misturas culturais promovidas pela interação entre índios, brancos e negros.
c) Que refletem a festividade e demonstração de alegria pertinente aos escravos e a influência destes costumes na formação cultural do povo paraense.
d) Que não há ligação direta destas danças com o passado do povo paraense, tendo sido incorporadas levemente através dos tempos na cultura do estado.
Respondam nos comentários. A resposta estará no próximo post.
Não esqueçam de mandar suas sugestões e dúvidas por e-mail ou comentário. Abraço a todos.