terça-feira, 13 de março de 2012

Campeonato Sulamericano de Desportos Aquáticos


Atenção, Atenção!!!! Moradores de Belém e região!!!

Amanhã (14/03/2012) inicia-se o Campeonato Sulamericano de Desportos Aquáticos aqui na cidade de Belém, mais precisamente no Parque Aquático da UEPA - Campus III (Escola Superior de Educação Física). É a oportunidade de ver de perto os melhores atletas da natação, nado sincronizado, saltos ornamentais, polo aquático e maratona aquática da América do Sul.

E para deixar o evento melhor ainda, está confirmada a participação dos grandes nadadores do Brasil - Cesar Cielo e Thiago Pereira. Este evento também é uma das últimas oportunidades para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres deste ano.

É uma grande oportunidade de você reconhecer alguns elementos deste esporte que poderão lhe ajudar a entender sua linguagem específica. Preste atenção aos elementos que compõem o cenário do esporte, as exigências aos atletas, as provas e suas especificidades. 

Quem quiser saber mais sobre este grande evento esportivo, entre no blog oficial:


  Nos encontramos lá!

segunda-feira, 5 de março de 2012

A Dança como Expressāo Corporal

Como vimos em um post anterior, a Dança é um dos conteudos da Educação Física, apesar de já encontrarmos cursos de nível superior específicos para a mesma.

A dança talvez seja a mais legítima representante dos movimentos corporais executados de forma rítmica. Através dela, o corpo assume uma movimentação única e embalada pelas cadências rítmicas produz movimentos de forma harmônica e graciosa. Porém, esta é uma forma de apresentar uma cultura corporal, afinal cada executante da dança o faz de forma espontânea e por ter alguma vivência na mesma.

Para que seja confirmada a verdadeira expressão corporal através da dança é preciso que haja o componente pessoal. Quando vemos um grupo mostrando coreografias idênticas aos nossos olhos, muitas vezes não percebemos, mas cada integrante a executa de forma diferenciada. Isto se deve justamente ao fator pessoal. O dançarino deve colocar na dança toda sua cultura, sua história e suas experiências, afim de que, através de seus movimentos, consiga transmitir uma mensagem.

Neste contexto, surge o papel das emoções. Uma música agitada, certamente não produz uma dança lenta, ou vice-versa. Da mesma forma, uma pessoa que está triste não se sente motivada a dançar uma ritmo rápido. Namorar se mostra mais interessante ao som de músicas românticas, entre outras situações. Isto se deve às emoções provocadas pelo ritmo. Desta forma, dançar pode expressar os sentimentos que uma pessoa está sentindo, reafirmando-a como instrumento de expressão corporal.

DE QUE FORMA ISTO PODE VIR NO ENEM?

Uma questão pode ser enunciada visando identificar as características da dança ou identificar elementos que façam parte da mesma.

Ex: O estado do Pará é o segundo maior estado da Federação brasileira. Sua flora e fauna são riquíssimas, bem como a cultura que parece passear pelas ruas das suas cidades. Uma das formas mais marcantes desta expressão cultural são as danças, como o Carimbó e o Siriá, atividades rítmicas que foram inspiradas nas atividades festivas desenvolvidas por escravos durante o grande período de colonização da região. Desta forma, sobre as danças culturais paraenses podemos afirmar:

a) Que são atividades que foram desenvolvidas de forma tradicional, abordando aspectos naturais tão ricos mas não tão valorizados do estado.
b) Que são produtos de misturas culturais promovidas pela interação entre índios, brancos e negros.
c) Que refletem a festividade e demonstração de alegria pertinente aos escravos e a influência destes costumes na formação cultural do povo paraense.
d) Que não há ligação direta destas danças com o passado do povo paraense, tendo sido incorporadas levemente através dos tempos na cultura do estado.

Respondam nos comentários. A resposta estará no próximo post.

Não esqueçam de mandar suas sugestões e dúvidas por e-mail ou comentário. Abraço a todos.

domingo, 4 de março de 2012

Conteudos da Educação Física

Vamos falar hoje sobre os conteudos da Educação Física.

Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a Educação Física escolar (que é a adotada pelo ENEM) deve desenvolver os seguintes conteúdos:

  • Jogo
  • Esporte
  • Ginástica
  • Dança
  • Lutas
Portanto, estes são os conhecimentos que podem ser cobrados na forma de questões através do ENEM.

Porém, não espere para ver questões de esporte onde você terá que identificar ou reconhecer regras. Este não é o objetivo do ENEM, até porque a Educação Física está para ele no campo das linguagens. As questões serão muito mais interpretativas do que objetivas. Estar por dentro do conteudo, ter participado ativamente de todas as aulas relacionadas à Educação Física (obviamente, com bons professores) te ajudará muito a perceber a resposta correta. Lembre-se: trata-se muito mais da linguagem do que decorar os conceitos e regras.

Nas próximas postagens falarei especificamente sobre os fundamentos.

Abraço!

Seja Bem-vindo

Quando tive a ideia de fazer este blog, estava pensando em como deve ser difícil para um aluno do ensino médio pensar na Educação Física em uma prova de vestibular. Uma disciplina essencialmente prática e que muito pouco ou nada se fala nas escolas sobre teoria - de repente se torna componente curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de acesso a muitas universidades públicas e privadas.
Porém, não se assuste. Vamos tentar descomplicar a Educação Física "teórica" e você verá que não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Gostaria de pedir que, qualquer dúvida, sugestão ou crítica, bem como eventuais temas a serem abordados, que sejam encaminhados por comentários ou por e-mail para prof.fernando.jr@gmail.com.

Espero que você goste deste blog e indique para seus amigos e parentes.

Abraço!

Fernando Júnior